sábado, 12 de agosto de 2017

Escola x Faculdade

Oi pessoas, tudo certo? Ontem foi dia do estudante e fiquei de liberar esse post mas acabou não acontecendo. Bom, pra quem não sabe eu já passei pela fase da faculdade, então já estou na fase de ralar muito.Por isso eu quis trazer esse post, para apontar as diferenças que vi em cada época da minha vida e dar umas dicas para você aproveitar ao máximo ela.

ESCOLA
Bom, posso já estar parecendo aquela tia chata, mas sério é a melhor fase da vida. Nela você aprende muuita coisa, forma de vez sua índole sabe, é a fase dos amores, das decepções, dos amigos em quantidade, enfim, é a melhor. Eu sempre estudei em escola publica, só tenho coisas muito boas para lembrar e nada a reclamar dela. Minha turma foi a mesma da 1ª série do fundamental até o 3º do ensino médio, conheço todo mundo desde a infância. 

Na escola aprendemos a base de tudo, por isso é muito importante levar a sério a escola, sei que algumas vezes é chato (eu sempre falava isso), mas depois quando chega na faculdade vemos o quanto idiotas fomos em não sugar todo o conhecimento possível.

Sério, minha dica sem duvidas é aproveita. Não é clichê, é a verdade! Tem que aproveitar tudo, professores que não querem te ferrar, inspetores gente boa, amigos, a merenda, os projetos que a escola faz, aproveita tudo mesmo, até o ultimo minuto! Faça isso e não irá se arrepender. Hoje vejo que podia ter aproveitado muito mais, muito mesmo.

Outra coisa, tirem muitas fotos e revelem, na mina época de escola não tina muito essas coisas, a tecnologia estava começando a ficar mais barata e acessível, por isso teno poucas fotos. Essas são do meu ultimo ano, a primeira foi em uma aula vaga e a segunda mina formatura!



FACULDADE

Ah, a faculdade. Já começamos a sofrer com ela lá no ensino médio quando somos obrigados a decidir o que queremos da vida sem ter certeza de nada. Primeiramente eu aconselho a você pensar bastante, sério não tem necessidade de entrar em uma faculdade logo que sai do ensino médio, não tem necessidade em as vezes fazer qualquer curso só para ter uma faculdade. As vezes você não tem certeza da profissão que quer seguir, se não tem certeza, faz um curso técnico, vai trabalhar e tal, falo isso porque vi muita gente jogar dinheiro fora, só para agradar os pais e a sociedade.

Mas enfim, você escolheu o que fazer, então prepare - se pois o bico vai pegar! Primeiro tem o trote, coisa que não participei e não fiquei mal por isso, acho algo extremamente desnecessário. Depois vem os professores, que normalmente tem um em cada semestre que quer ferrar você, sério todo mundo já passou por um ou mais professores assim, não entendo porque eles fazem isso. Mas aproveitem ao máximo os professores amorzinhos que te ajudam em tudo, mesmo nem sendo a matéria deles. 

Agora é uma das piores partes, que independente se a faculdade é publica ou privada você vai gastar o que tem e o que não tem com xerox ! Cara, vai fortunas em papeis que praticamente não usamos, mas temos que ter sabe. Uma dica de ouro é fazer amizade com a galera dos períodos mais pra frente do seu, normalmente guardamos tudo, ai tem apostila, prova antigas (que ajuda muito na hora de estudar), dicas e matérias.

Se você precisa fazer estágio, aproveita, porque essa é uma das melhores partes, conheci muita gente, fiz muita coisa legal e ainda pude começar a aplicar o que estava aprendendo em sala de aula. Se você puder fazer estágio remunerado (meu curso não aceitava) faça, é melhor ainda!

Mas a pior parte mesmo é o abençoado TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ou melhor dizendo Monografia. Se eu contar minha experiencia você senta e chora comigo, foi tenso mesmo. Sabe o professor que quer te ferrar, então o meu estava ai. Sem contar que não pude escolher meu tema, ele já estava pré determinado, ai fazer algo que não queria não dá. Mas peça ajuda a todo mundo que puder, dê o seu melhor mesmo. Pois é a reta final e você só quer terminar!

Na faculdade tirei muita foto, faça o mesmo. Faz três anos que me formei e não vejo minhas amigas, mato a saudade por ali. As duas fotos foram de aulas praticas, ah aproveita elas também !



Pra quem não sabe me formei em nutrição, no dia 31 de agosto é o dia do nutricionista e vou fazer um post especial falando sobre a profissão ta bom!
Gostou do post? E você está em que fase?

6 comentários:

  1. Parabéns para nós eternos estudantes, pois mesmo depois de formadas continuamos estudando! :)
    Realmente, senti mta diferença da escola para a faculdade, mas isso serviu para amadurecer e lidar com mais responsabilidade... se sinto falta da escola? Sinto... se sinto falta dos corredores da universidade? Sinto e mta! Mas são fases da vida que não voltam. Então quem pode, aproveite bastante!
    Bjks!
    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  2. Também já sou formada e lembro bem de cada um desses momentos que você citou. Também não tenho muitas fotos da época do colégio, mas concordo com você em relação a ser uma fase que dá saudades, a adolescência é um momento difícil das nossas vidas, mas o colégio, os amigos são inesquecíveis, minha amiga mais antiga é dessa época, que estudou comigo da 5ª série até o 3º ano. A faculdade é uma época diferente, com mais responsabilidades, que pena que você não teve uma boa experiência com seu TCC e nem pode fazer estágio remunerado (meu TCC é meu orgulho e fiz 2 anos de estágio remunerado, uma benção!). Sempre vamos ter bons momentos para lembrar dessas fases.

    https://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meus anos na escola foram muito ruins, eu era ótima aluna, mas sofri muito bullying. Sei graça e a Deus que acabou kkkkk

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Que post mais interessante. É tão bom fazer essa comparação dos anos no colégio e na faculdade. Apesar de ter passado por algumas situações guardo somente as coisas boas. Os professores que tanto me ensinaram, as brincadeiras, os colegas. Já na faculdade amadurecemos tão rápido, é preciso tomar decisões, escolher caminhos, decidir o que fazer pelo resto da vida não é tarefa fácil. O TCC consome nosso tempo mas nada que a gente não dê conta não é mesmo? Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Realmente faculdade é outro nível de vida, eu me choquei muito com o ritmo e levei um tempo para me adaptar, mas conheci pessoas que levarei para vida e com certeza adquiri experiencias eternas. Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Engraçado você ter falado sobre as fotos na época da escola. Realmente, na minha época (não que eu seja muito mais velha que você, rs) a gente não tinha muitas fotos, mas eu tenho a impressão que eu lembro de muita coisa, com riqueza de detalhes e ainda consigo visualizar! - não tudo, claro, rs rs
    Como eu me mudei de cidade para fazer faculdade, eu acrescentaria nessas suas dicas que a faculdade ensina a gente a se virar sozinho! Acordar, fazer comida, estudar... Não tem ninguém no seu pé, ou você faz, ou ninguém vai te lembrar que você tem que fazer! É dureza, mas a gente aprende!

    Bjs!
    www.nataliadasluzes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários !